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domingo, 27 de abril de 2014

BOLSA EDUCAÇÃO FÍSICA

Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino Médio Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa


BOLSA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sabe-se da importância de utilizar materiais didáticos e pedagógicos nas aulas de Educação Física para contribuir no desenvolvimento das propostas de trabalho. Esses podem ser construídos utilizando diferentes recursos e sem custos elevados. Basta ser criativo e ter a consciência dos 4R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar). 

Então, sugere-se a confecção de uma Bolsa, na qual serão guardados os materiais construídos em aulas e oficinas e que servirão de apoio na realização de práticas pedagógicas nas aulas de Didática da Educação Física e Educação Física. A mesma facilitará o transporte e organização desses materiais.


 






Sua Bolsa poderá ser construída de qualquer material.

Não é necessário comprar uma.

É importante que o material utilizado seja resistente.

Se desejar, personalize sua Bolsa identificando-a com o nome da Disciplina, seu nome e apliques.

Poderás utilizar uma que já tenhas em casa.

A Bolsa não poderá ser muito pequena. 


                   

                        SUGESTÕES DE MEDIDAS

Largura = 80cm
Altura = 70 cm
Largura das alças = 05 cm
Comprimento das alças = 66 cm


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A T E N Ç Ã O



Sabe-se que os Professores do Ensino Médio Politécnico estão participando do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. Mediante proposta de trabalho do mesmo, as Professoras Carla Rosa e Fátima Cunha decidiram por desenvolver uma atividade interdisciplinar que apoiasse suas práticas no Ensino Médio Curso Normal. Então, optou-se por desenvolver em forma de Oficina a proposta de construção da Bolsa e de materiais para a Educação Física,  que já estava em andamento na Didática da Educação Física, juntamente com as Disciplinas de Didática Geral e Didática da Matemática pelo fato das construções apoiarem as práticas de todas elas e por caracterizar um trabalho interdisciplinar que une e fortalece o desenvolvimento dos conhecimentos.

Então, faz-se uma releitura da ideia inicial para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar, tornando-a ainda mais significativa para os envolvidos.






INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
1º Semestre - 2014
8ª Tarefa: Elaboração e aplicação de atividade interdisciplinar com o Ensino Médio

Carla Mª Pinho da Rosa e Fátima  Elisabeth Salgueiro Cunha
Sabe-se que através do brincar as crianças aprendem, interagem entre si, desenvolvem sua autonomia, organizam emoções, entre muitas outras possibilidades que contribuem no seu processo de desenvolvimento cognitivo, psicológico e físico.

As brincadeiras e jogos oportunizam as crianças compreender o mundo à sua volta, aprender a respeitar normas e regras, testar suas habilidades motoras bem como aprender a ganhar e perder.

O brincar oportuniza também a aprendizagem da linguagem e favorece alguns princípios como compartilhar, cooperar, liderar e competir. É uma forma de se expressar, já que se traduz em momento favorável para manifestação de diferentes e variados sentimentos.

Nas brincadeiras, geralmente os brinquedos estão presentes e contribuem significativamente oportunizando interações importantes no processo de aprendizagem.

Conscientes da necessidade e importância do brincar e dos brinquedos na educação das crianças, optou-se por desenvolver uma atividade interdisciplinar em forma de Oficina, a qual segue descrita abaixo.




Atividade Interdisciplinar / Oficina: Brincar é Bom!

Curso: Ensino Médio Curso Normal - Manhã

Disciplinas envolvidas: Didática da Educação Física, Educação Física, Didática Geral e Didática da Matemática.

Professoras: Carla Rosa e Fátima Cunha

Turmas: 101, 201 e 301

Objetivos:
  •         Apresentar diferentes brinquedos didáticos - pedagógicos;
  •         Explora e criar brincadeiras com os brinquedos disponibilizados;
  •      Refletir sobre a importância do brincar no processo desenvolvimento das crianças;
  •       Conscientizar através da mostra de brinquedos e interações estabelecidas durante as brincadeiras sobre a necessidade das metodologias lúdica e dialética nas práticas didáticas - pedagógicas;
  •      Construir brinquedos para aplicação nos pré-estágios e estágios.
  •    Conscientizar sobre a importância dos 4R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar).

Metodologias: Demonstrativa, dialética e lúdica.

Justificativa: Justifica-se a realização da Oficina pelo desejo de oportunizar um espaço para construção de brinquedos para apoiar as práticas de pré-estágio, estágio e projetos no decorrer do Ensino Médio Curso Normal.

Período de realização: junho e julho de 2014

Local: Auditório da Instituição de Ensino



C R O N O G R A M A         JUN/JUL - 2014

27/06
Escolha e planejamento da atividade
29 e 30/06
Digitação e organização teórica da atividade
01/07
1ª aplicação da atividade: Oficina - 101
07/07
2ª aplicação da atividade: Oficina - 201
09/07
3ª aplicação da atividade: Oficina - 301











Avaliação: Após as Oficinas, os alunos responderão três questionamentos, os quais serão entregues por escrito.




QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DA OFICINA


 Brincar é Bom!




1.  Qual a importância do brincar no processo de aprendizagem das crianças?




2.  Quais foram suas percepções, o que sentiu, mediante a mostra e interações com os brinquedos disponibilizados?




3. O que a Oficina acrescentou para suas futuras práticas didáticas - pedagógicas?










Sensibilização: Será realizada no início das Oficinas.

1. Apresentação do Vídeo Aprender a Aprender. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
1.1.  Reações:



2.      Trabalho com Massinha de Modelar
               2.1. Construções das alunas/aluno:



3.      Compreensões e interpretações da História










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