Instituto
Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino
Médio Curso Normal
Didática
da Educação Física
Professora Carla Rosa
Lembre-se que é preciso compreendê-los para melhor desenvolvê-los. A postagem ajudará a nortear seus estudos, porém é preciso buscar, sempre, mais informações para ampliar seus conhecimentos bem como aplicá-los conforme diálogos e orientações em aula.
As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem serão a lúdica e a dialética.
Sequência da postagem dos Conhecimentos
1. Conhecimentos
2. Conceitos ... O que significam?
3. Níveis de aprendizagem
4. C/H - Competências e Habilidades
5. Atividades
_________________________________________________________________________________
COOPERAÇÃO
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H:Vivenciar atividades e jogos cooperativos interagindo, cooperando e respeitando os colegas despertando para o espírito de equipe e o pensamento coletivo.
Jogos e brincadeiras cooperativas.
______________________________________________________
COMPETIÇÃO
Anos Iniciais: 4º e 5º anos.
C/H: Participar de brincadeiras e jogos competitivos respeitando regras e compreendendo a vitória ou derrota evitando atitudes violentas.
Jogos e brincadeiras competitivas.
______________________________________________________
DIRECIONALIDADE
É o deslocamento de objetos ou de pessoas em um determinado espaço em função de um ponto determinado.
É a consciência do próprio corpo, de suas partes e dos movimentos que o mesmo pode realizar.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Conhecer e reconhecer o seu corpo identificando cada uma de suas partes através de diferentes movimentos.
JOGOS INTELECTUAIS
Anos Iniciais.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
É a realização de movimentos envolvendo as grandes massas musculares.
MOTRICIDADE FINA
Ocular: relacionada aos movimentos dos olhos. Ex: acompanhar com os olhos um certo movimento, sem mexer a cabeça.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
PERCEPÇÕES
Percepções Simples: audição, olfato, paladar, tato e visão.
Percepções Complexas: espacial e temporal, figura-fundo, coordenação viso-motora.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
RITMO
Diz respeito à movimentação própria de cada indivíduo. Pode ser acelerado, lento ou cadenciado.
Educação Infantil e Anos Iniciais
SOCIALIZAÇÃO
Socialização é todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem serão a lúdica e a dialética.
Sequência da postagem dos Conhecimentos
1. Conhecimentos
2. Conceitos ... O que significam?
3. Níveis de aprendizagem
4. C/H - Competências e Habilidades
5. Atividades
_________________________________________________________________________________
COOPERAÇÃO
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H:Vivenciar atividades e jogos cooperativos interagindo, cooperando e respeitando os colegas despertando para o espírito de equipe e o pensamento coletivo.
Jogos e brincadeiras cooperativas.
______________________________________________________
COMPETIÇÃO
É importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
C/H: Participar de brincadeiras e jogos competitivos respeitando regras e compreendendo a vitória ou derrota evitando atitudes violentas.
Jogos e brincadeiras competitivas.
______________________________________________________
DIRECIONALIDADE
É o deslocamento de objetos ou de pessoas em um determinado espaço em função de um ponto determinado.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Orientar-se discriminando direção, dimensão e localização.
Atividades envolvendo deslocamentos variados em diferentes espaços.
É a manutenção do corpo em uma mesma posição durante um determinado tempo. Pode ser dinâmico ou estático.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Equilibrar-se em diferentes situações controlando e ajustando a postura.
Atividades e brincadeiras evidenciando o equilíbrio estático e dinâmico com e sem materiais.
______________________________________________________
ESQUEMA CORPORAL
Atividades e brincadeiras evidenciando o equilíbrio estático e dinâmico com e sem materiais.
______________________________________________________
ESQUEMA CORPORAL
É a consciência do próprio corpo, de suas partes e dos movimentos que o mesmo pode realizar.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Conhecer e reconhecer o seu corpo identificando cada uma de suas partes através de diferentes movimentos.
Cantigas, músicas, histórias e brincadeiras que evidenciem as diferentes partes do corpo.
______________________________________________________
EXPRESSÃO CORPORAL
É a expressão criativa através de movimentos corpóreos.
EXPRESSÃO CORPORAL
É a expressão criativa através de movimentos corpóreos.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H:Explorar movimentos corporais de forma criativa através da dança e representações musicais.
Danças, teatro, coreografias, mímicas, sessões historiadas ...
______________________________________________________
______________________________________________________
É o domínio do movimento no tempo e no espaço que permite a criança se organizar dentro de limites.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Dominar o movimento no tempo e espaço organizando-se dentro de limites.
Brincadeiras como estátua, stop ...
______________________________________________________
Brincadeiras como estátua, stop ...
______________________________________________________
JOGOS INTELECTUAIS
Caracterizam-se pela capacidade cognitiva, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.
Anos Iniciais.
C/H: Estimular a atenção, concentração, memorização e o raciocínio através de jogos intelectuais.
Jogos de tabuleiro (dama, memória, xadrez), jogos de perguntas e respostas, mímica, charadas, etc.
______________________________________________________
______________________________________________________
É a capacidade de
controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que
exista a percepção da diferença entre direita e esquerda.
Os movimentos
bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo. Os
movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas um dos lados.
Uma criança nasce
ambidestra e entre 06 a 08 anos ela define sua lateralidade ocorrendo assim a
predominância motora de um dos lados do corpo.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Explorar a lateralidade para contribuir no
processo de dominância lateral.
Brincadeiras que evidenciam: direita e esquerda.
______________________________________________________
É a realização de movimentos envolvendo as grandes massas musculares.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Realizar e estruturar movimentos de coordenação dinâmica geral (CDG) visando desenvolver agilidade, flexibilidade, destreza, força...
Atividades e brincadeiras que envolvem correr, pular, caminhar, saltar, engatinhar, subir, descer, rolar, etc.
______________________________________________________
______________________________________________________
MOTRICIDADE FINA
É a realização de pequenos movimentos usando pequenas massas musculares.
Labial: relacionada aos lábios. Ex: assoviar, assoprar e gesticular.
Lingual: relacionada aos movimentos da língua. Ex: imitar barulhos ou sons.
Pedal: relacionada aos movimentos dos pés e dedos.
Ocular: relacionada aos movimentos dos olhos. Ex: acompanhar com os olhos um certo movimento, sem mexer a cabeça.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Realizar movimentos de coordenação visando estruturar a motricidade fina (especificar qual deseja trabalhar).
Atividades e brincadeiras lúdicas evidenciando a motricidade fina.
______________________________________________________
Atividades e brincadeiras lúdicas evidenciando a motricidade fina.
______________________________________________________
PERCEPÇÕES
É a aquisição de conhecimentos por meio dos sentidos, do mundo exterior e do próprio corpo. É o fenômeno de captar, distinguir, perceber, associar e interpretar sensações.
Percepções Complexas: espacial e temporal, figura-fundo, coordenação viso-motora.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Vivenciar, através dos órgãos dos sentidos, variadas e diferentes sensações e percepções através da (especificar qual deseja trabalhar).
Atividades e brincadeiras lúdicas com ou sem materiais evidenciando os cinco sentidos.
______________________________________________________
Atividades e brincadeiras lúdicas com ou sem materiais evidenciando os cinco sentidos.
______________________________________________________
PRÉ-DESPORTIVOS
São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras.
Anos Iniciais: 4º e 5º Anos.
C/H: Participar de jogos pré-desportivos aceitando diferentes funções, interagindo e modificando propostas.
Grandes jogos que evidenciam os desportos: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.
______________________________________________________
______________________________________________________
RITMO
Diz respeito à movimentação própria de cada indivíduo. Pode ser acelerado, lento ou cadenciado.
Educação Infantil e Anos Iniciais
C/H: Explorar ritmos variados através de diferentes movimentos corporais.
Atividades e brincadeiras lúdicas com ou sem materiais.
______________________________________________________
______________________________________________________
SOCIALIZAÇÃO
Socialização é todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
Educação Infantil e Anos Iniciais.
C/H: Estimular a humanização nas relações afetivas e sociais promovendo as potencialidades do grupo através de atividades reflexivas e socializantes.
Brincadeiras e dinâmicas de integração e socialização.
______________________________________________________
______________________________________________________
ATENÇÃO ALUNAS E ALUNOS
O QRC em .doc (editor de texto) está disponível na Lojinha da Escola para xérox.
Nenhum comentário:
Postar um comentário