Total de visualizações de página

Blogs Estágios e EF

Este Blog foi criado em 2014 pela Especialista de Educação Física, Carla M Pinho da Rosa, para interações com as Turmas do Ensino Médio Curso Normal - EMCN, nos Componentes Curriculares, Didática da Educação Física e Educação Física, do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo - RS.


BLOGS EDUCAÇÃO FÍSICA e ESTÁGIOS



TEMAS DO IEEEA

2016 ... Juntos somos fortes!
2017 ... Unir para evoluir!

QRC 1



Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino Médio Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa



QRC = QUADRO RESUMO DE CONHECIMENTOS

Nas aulas de Educação Física podemos trabalhar muitos conhecimentos que contribuirão no processo de desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos.

Lembre-se que é preciso compreendê-los para melhor desenvolvê-los. A postagem  ajudará a nortear seus estudos, porém é preciso buscar, sempre, mais informações para ampliar seus conhecimentos bem como aplicá-los conforme diálogos e orientações em aula.

As metodologias utilizadas no processo de aprendizagem serão a lúdica e a dialética.


Sequência da postagem dos Conhecimentos

1. Conhecimentos
2. Conceitos ... O que significam? 
3. Níveis de aprendizagem
4. C/H - Competências e Habilidades  
5. Atividades

_________________________________________________________________________________


COOPERAÇÃO












Através dela se aprende a considerar o outro como um parceiro e não como um adversário.  O objetivo principal é a participação de todos em busca de uma meta em comum, sem agressão física considerando o ritmo de cada um.

Educação Infantil e Anos Iniciais.


C/H:Vivenciar atividades e jogos cooperativos interagindo, cooperando e respeitando os colegas despertando para o espírito de equipe e o pensamento coletivo.

Jogos e brincadeiras cooperativas.


______________________________________________________


COMPETIÇÃO
          


É importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.

Anos Iniciais: 4º e 5º anos.

C/H: Participar de brincadeiras e jogos competitivos respeitando regras e compreendendo a vitória ou derrota evitando atitudes violentas.


Jogos e brincadeiras competitivas.


______________________________________________________


DIRECIONALIDADE








É o deslocamento de objetos ou de pessoas em um determinado espaço em função de um ponto determinado.

Educação Infantil e Anos Iniciais.

C/H: Orientar-se discriminando direção, dimensão e localização.

Atividades envolvendo deslocamentos variados em diferentes espaços.

______________________________________________________


EQUILÍBRIO
 

É a manutenção do corpo em uma mesma posição durante um determinado tempo. Pode ser dinâmico ou estático.

Educação Infantil e Anos Iniciais.

C/H: Equilibrar-se em diferentes situações controlando e ajustando a postura.

Atividades e brincadeiras evidenciando o equilíbrio estático e dinâmico com e sem materiais.

______________________________________________________


ESQUEMA CORPORAL





É a consciência do próprio corpo, de suas partes e dos movimentos que o mesmo pode realizar.

Educação Infantil e Anos Iniciais.


C/H: Conhecer e reconhecer o seu corpo identificando cada uma de suas partes através de diferentes movimentos.



Cantigas, músicas, histórias e brincadeiras que evidenciem as diferentes partes do corpo.

______________________________________________________

EXPRESSÃO CORPORAL



 






É a expressão criativa através de movimentos corpóreos.

Educação Infantil e Anos Iniciais.

C/H:Explorar movimentos corporais de forma criativa através da dança e representações musicais.

Danças, teatro, coreografias, mímicas, sessões historiadas ...

______________________________________________________



FREIO INIBITÓRIO






É o domínio do movimento no tempo e no espaço que permite a criança se organizar dentro de limites.

Educação Infantil e Anos Iniciais.

C/H: Dominar o movimento no tempo e espaço organizando-se dentro de limites.

Brincadeiras como estátua, stop ...

______________________________________________________



JOGOS INTELECTUAIS


 

Caracterizam-se pela capacidade cognitiva, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico.

Anos Iniciais.

C/H: Estimular a atenção, concentração, memorização e o raciocínio através de jogos intelectuais.

Jogos de tabuleiro (dama, memória, xadrez), jogos de perguntas e respostas, mímica, charadas, etc.

______________________________________________________



LATERALIDADE







É a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda. 
Os movimentos bilaterais envolvem o uso de ambos os lados de modo simultâneo e paralelo. Os movimentos unilaterais envolvem o uso de apenas um dos lados. 
Uma criança nasce ambidestra e entre 06 a 08 anos ela define sua lateralidade ocorrendo assim a predominância motora de um dos lados do corpo.


Educação Infantil e Anos Iniciais.


C/H: Explorar a lateralidade para contribuir no processo de dominância lateral. 


Brincadeiras que evidenciam: direita e esquerda.


______________________________________________________



MOTRICIDADE AMPLA




É a realização de movimentos envolvendo as grandes massas musculares.

Educação Infantil e Anos Iniciais.

C/H: Realizar e estruturar movimentos de coordenação dinâmica geral (CDG) visando desenvolver agilidade, flexibilidade, destreza, força...

Atividades e brincadeiras que envolvem correr, pular, caminhar, saltar, engatinhar, subir, descer, rolar, etc.


______________________________________________________



MOTRICIDADE FINA



É a realização de pequenos movimentos usando pequenas massas musculares.

Labial: relacionada aos lábios. Ex: assoviar, assoprar e gesticular.
 

Lingual: relacionada aos movimentos da língua. Ex:  imitar barulhos ou sons.




Pedal: relacionada aos movimentos dos pés e dedos.
  


Ocular: relacionada aos movimentos dos olhos. Ex: acompanhar com os olhos um certo movimento, sem mexer a cabeça.
 



Manual/Digital: relacionada aos movimentos das mãos e dedos

Educação Infantil e Anos Iniciais.


C/H: Realizar movimentos de coordenação visando estruturar a motricidade fina (especificar qual deseja trabalhar).

Atividades e brincadeiras lúdicas evidenciando a motricidade fina.

______________________________________________________


PERCEPÇÕES



É a aquisição de conhecimentos por meio dos sentidos, do mundo exterior e do próprio corpo. É o fenômeno de captar, distinguir, perceber, associar e interpretar sensações.




Percepções Simples: audição, olfato, paladar, tato e visão.




Percepções Complexas: espacial e temporal, figura-fundo, coordenação viso-motora.

   



Educação Infantil e Anos Iniciais.


C/H: Vivenciar, através dos órgãos dos sentidos, variadas e diferentes sensações e percepções através da (especificar qual deseja trabalhar).

Atividades e brincadeiras lúdicas com ou sem materiais evidenciando os cinco sentidos.

______________________________________________________


PRÉ-DESPORTIVOS


São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras.

Anos Iniciais: 4º e 5º Anos.

C/H: Participar de jogos pré-desportivos aceitando diferentes funções, interagindo e modificando propostas.

Grandes jogos que evidenciam os desportos: Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol.

______________________________________________________

RITMO




















Diz respeito à movimentação própria de cada indivíduo. Pode ser acelerado, lento ou cadenciado.

Educação Infantil e Anos Iniciais



C/H: Explorar ritmos variados através de diferentes movimentos corporais.

Atividades e brincadeiras lúdicas com ou sem materiais.

______________________________________________________



SOCIALIZAÇÃO





Socialização é todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.

Educação Infantil e Anos Iniciais.



C/H: Estimular a humanização nas relações afetivas e sociais promovendo as potencialidades do grupo através de atividades reflexivas e socializantes.

Brincadeiras e dinâmicas de integração e socialização.

______________________________________________________




ATENÇÃO ALUNAS E ALUNOS

O QRC em .doc (editor de texto) está disponível na Lojinha da Escola para xérox.




Nenhum comentário:

Postar um comentário