Ensino Médio
Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla
Rosa
BOLSA EDUCAÇÃO FÍSICA
Então, sugere-se a confecção de uma Bolsa, na qual serão guardados os materiais construídos em aulas e oficinas e que servirão de apoio na realização de práticas pedagógicas nas aulas de Didática da Educação Física e Educação Física. A mesma facilitará o transporte e organização desses materiais.
Sua Bolsa poderá ser construída de qualquer material.
Não é necessário comprar uma.
É importante que o material utilizado seja resistente.
Se desejar, personalize sua Bolsa identificando-a com o nome da Disciplina, seu nome e apliques.
Poderás utilizar uma que já tenhas em casa.
A Bolsa não poderá ser muito pequena.
SUGESTÕES DE MEDIDAS
Largura = 80cm
Altura = 70 cm
Largura das
alças = 05 cm
Comprimento das
alças = 66 cm
A T E N Ç Ã O
Sabe-se
que os Professores do Ensino Médio Politécnico estão participando do
Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. Mediante proposta de
trabalho do mesmo, as Professoras Carla Rosa e Fátima Cunha decidiram
por desenvolver uma atividade interdisciplinar que apoiasse suas
práticas no Ensino Médio Curso Normal. Então, optou-se por desenvolver
em forma de Oficina a proposta de construção da Bolsa e de materiais
para a Educação Física, que já estava em andamento na Didática da
Educação Física, juntamente com as Disciplinas de Didática Geral e
Didática da Matemática pelo fato das construções apoiarem as práticas de
todas elas e por caracterizar um trabalho interdisciplinar que une e
fortalece o desenvolvimento dos conhecimentos.
Então, faz-se uma releitura da ideia inicial para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar, tornando-a ainda mais significativa para os envolvidos.
Carla Mª Pinho da Rosa e Fátima Elisabeth Salgueiro Cunha
Período de realização: junho e julho de 2014
Local: Auditório da Instituição de Ensino
Brincar é Bom!
Sensibilização: Será realizada no início das Oficinas.
Então, faz-se uma releitura da ideia inicial para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar, tornando-a ainda mais significativa para os envolvidos.
INSTITUTO
ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
1º Semestre - 2014
8ª Tarefa: Elaboração e aplicação de atividade
interdisciplinar com o Ensino Médio
Carla Mª Pinho da Rosa e Fátima Elisabeth Salgueiro Cunha
Sabe-se que através do brincar as crianças aprendem,
interagem entre si, desenvolvem sua autonomia, organizam emoções, entre muitas
outras possibilidades que contribuem no seu processo de desenvolvimento
cognitivo, psicológico e físico.
As
brincadeiras e jogos oportunizam as crianças compreender o mundo à sua volta,
aprender a respeitar normas e regras, testar suas habilidades motoras bem como aprender
a ganhar e perder.
O brincar
oportuniza também a aprendizagem da linguagem e favorece alguns princípios como
compartilhar, cooperar, liderar e competir. É uma forma de se expressar, já que
se traduz em momento favorável para manifestação de diferentes e variados
sentimentos.
Nas
brincadeiras, geralmente os brinquedos estão presentes e contribuem
significativamente oportunizando interações importantes no processo de
aprendizagem.
Conscientes
da necessidade e importância do brincar e dos brinquedos na educação das crianças,
optou-se por desenvolver uma atividade interdisciplinar em forma de Oficina, a qual segue descrita abaixo.
Atividade Interdisciplinar / Oficina: Brincar é
Bom!
Curso: Ensino Médio Curso Normal - Manhã
Disciplinas envolvidas: Didática da Educação Física, Educação Física,
Didática Geral e Didática da Matemática.
Professoras: Carla Rosa e Fátima Cunha
Turmas: 101, 201 e 301
Objetivos:
- Apresentar diferentes brinquedos didáticos - pedagógicos;
- Explora e criar brincadeiras com os brinquedos disponibilizados;
- Refletir sobre a importância do brincar no processo desenvolvimento das crianças;
- Conscientizar através da mostra de brinquedos e interações estabelecidas durante as brincadeiras sobre a necessidade das metodologias lúdica e dialética nas práticas didáticas - pedagógicas;
- Construir brinquedos para aplicação nos pré-estágios e estágios.
- Conscientizar sobre a importância dos 4R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar).
Metodologias: Demonstrativa, dialética e lúdica.
Justificativa: Justifica-se a realização da Oficina pelo desejo de oportunizar
um espaço para construção de brinquedos para apoiar as práticas de pré-estágio,
estágio e projetos no decorrer do Ensino Médio Curso Normal.
Período de realização: junho e julho de 2014
Local: Auditório da Instituição de Ensino
C R O N O G R A M
A JUN/JUL - 2014
|
|
27/06
|
Escolha
e planejamento da atividade
|
29 e 30/06
|
Digitação
e organização teórica da atividade
|
01/07
|
1ª aplicação
da atividade: Oficina - 101
|
07/07
|
2ª
aplicação da atividade: Oficina - 201
|
09/07
|
3ª
aplicação da atividade: Oficina - 301
|
Avaliação: Após
as Oficinas, os alunos responderão três questionamentos, os quais serão
entregues por escrito.
QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DA OFICINA
Brincar é Bom!
1. Qual a importância do brincar
no processo de aprendizagem das crianças?
2. Quais foram suas percepções,
o que sentiu, mediante a mostra e interações com os brinquedos
disponibilizados?
3. O que a Oficina acrescentou para suas futuras práticas didáticas -
pedagógicas?
Sensibilização: Será realizada no início das Oficinas.
1. Apresentação do Vídeo Aprender
a Aprender. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
1.1. Reações:
2.
Trabalho com Massinha de Modelar
2.1.
Construções das alunas/aluno:
3.
Compreensões
e interpretações
da História
Nenhum comentário:
Postar um comentário