Total de visualizações de página

Blogs Estágios e EF

Este Blog foi criado em 2014 pela Especialista de Educação Física, Carla M Pinho da Rosa, para interações com as Turmas do Ensino Médio Curso Normal - EMCN, nos Componentes Curriculares, Didática da Educação Física e Educação Física, do Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves, Rio Pardo - RS.


BLOGS EDUCAÇÃO FÍSICA e ESTÁGIOS



TEMAS DO IEEEA

2016 ... Juntos somos fortes!
2017 ... Unir para evoluir!

domingo, 27 de abril de 2014

BOLSA EDUCAÇÃO FÍSICA

Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves
Ensino Médio Curso Normal
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa


BOLSA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sabe-se da importância de utilizar materiais didáticos e pedagógicos nas aulas de Educação Física para contribuir no desenvolvimento das propostas de trabalho. Esses podem ser construídos utilizando diferentes recursos e sem custos elevados. Basta ser criativo e ter a consciência dos 4R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar). 

Então, sugere-se a confecção de uma Bolsa, na qual serão guardados os materiais construídos em aulas e oficinas e que servirão de apoio na realização de práticas pedagógicas nas aulas de Didática da Educação Física e Educação Física. A mesma facilitará o transporte e organização desses materiais.


 






Sua Bolsa poderá ser construída de qualquer material.

Não é necessário comprar uma.

É importante que o material utilizado seja resistente.

Se desejar, personalize sua Bolsa identificando-a com o nome da Disciplina, seu nome e apliques.

Poderás utilizar uma que já tenhas em casa.

A Bolsa não poderá ser muito pequena. 


                   

                        SUGESTÕES DE MEDIDAS

Largura = 80cm
Altura = 70 cm
Largura das alças = 05 cm
Comprimento das alças = 66 cm


_____________________________________________________________________

   



A T E N Ç Ã O



Sabe-se que os Professores do Ensino Médio Politécnico estão participando do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio. Mediante proposta de trabalho do mesmo, as Professoras Carla Rosa e Fátima Cunha decidiram por desenvolver uma atividade interdisciplinar que apoiasse suas práticas no Ensino Médio Curso Normal. Então, optou-se por desenvolver em forma de Oficina a proposta de construção da Bolsa e de materiais para a Educação Física,  que já estava em andamento na Didática da Educação Física, juntamente com as Disciplinas de Didática Geral e Didática da Matemática pelo fato das construções apoiarem as práticas de todas elas e por caracterizar um trabalho interdisciplinar que une e fortalece o desenvolvimento dos conhecimentos.

Então, faz-se uma releitura da ideia inicial para desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar, tornando-a ainda mais significativa para os envolvidos.






INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ERNESTO ALVES
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
1º Semestre - 2014
8ª Tarefa: Elaboração e aplicação de atividade interdisciplinar com o Ensino Médio

Carla Mª Pinho da Rosa e Fátima  Elisabeth Salgueiro Cunha
Sabe-se que através do brincar as crianças aprendem, interagem entre si, desenvolvem sua autonomia, organizam emoções, entre muitas outras possibilidades que contribuem no seu processo de desenvolvimento cognitivo, psicológico e físico.

As brincadeiras e jogos oportunizam as crianças compreender o mundo à sua volta, aprender a respeitar normas e regras, testar suas habilidades motoras bem como aprender a ganhar e perder.

O brincar oportuniza também a aprendizagem da linguagem e favorece alguns princípios como compartilhar, cooperar, liderar e competir. É uma forma de se expressar, já que se traduz em momento favorável para manifestação de diferentes e variados sentimentos.

Nas brincadeiras, geralmente os brinquedos estão presentes e contribuem significativamente oportunizando interações importantes no processo de aprendizagem.

Conscientes da necessidade e importância do brincar e dos brinquedos na educação das crianças, optou-se por desenvolver uma atividade interdisciplinar em forma de Oficina, a qual segue descrita abaixo.




Atividade Interdisciplinar / Oficina: Brincar é Bom!

Curso: Ensino Médio Curso Normal - Manhã

Disciplinas envolvidas: Didática da Educação Física, Educação Física, Didática Geral e Didática da Matemática.

Professoras: Carla Rosa e Fátima Cunha

Turmas: 101, 201 e 301

Objetivos:
  •         Apresentar diferentes brinquedos didáticos - pedagógicos;
  •         Explora e criar brincadeiras com os brinquedos disponibilizados;
  •      Refletir sobre a importância do brincar no processo desenvolvimento das crianças;
  •       Conscientizar através da mostra de brinquedos e interações estabelecidas durante as brincadeiras sobre a necessidade das metodologias lúdica e dialética nas práticas didáticas - pedagógicas;
  •      Construir brinquedos para aplicação nos pré-estágios e estágios.
  •    Conscientizar sobre a importância dos 4R’s (reduzir, reutilizar, reciclar, reeducar).

Metodologias: Demonstrativa, dialética e lúdica.

Justificativa: Justifica-se a realização da Oficina pelo desejo de oportunizar um espaço para construção de brinquedos para apoiar as práticas de pré-estágio, estágio e projetos no decorrer do Ensino Médio Curso Normal.

Período de realização: junho e julho de 2014

Local: Auditório da Instituição de Ensino



C R O N O G R A M A         JUN/JUL - 2014

27/06
Escolha e planejamento da atividade
29 e 30/06
Digitação e organização teórica da atividade
01/07
1ª aplicação da atividade: Oficina - 101
07/07
2ª aplicação da atividade: Oficina - 201
09/07
3ª aplicação da atividade: Oficina - 301











Avaliação: Após as Oficinas, os alunos responderão três questionamentos, os quais serão entregues por escrito.




QUESTÕES PARA AVALIAÇÃO DA OFICINA


 Brincar é Bom!




1.  Qual a importância do brincar no processo de aprendizagem das crianças?




2.  Quais foram suas percepções, o que sentiu, mediante a mostra e interações com os brinquedos disponibilizados?




3. O que a Oficina acrescentou para suas futuras práticas didáticas - pedagógicas?










Sensibilização: Será realizada no início das Oficinas.

1. Apresentação do Vídeo Aprender a Aprender. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI
1.1.  Reações:



2.      Trabalho com Massinha de Modelar
               2.1. Construções das alunas/aluno:



3.      Compreensões e interpretações da História










Nenhum comentário:

Postar um comentário