Instituto
Estadual de Educação Ernesto Alves
Curso Normal de
Ensino Médio
Didática da Educação Física
Professora Carla Rosa
É importe compreender as características de cada idade para planejar de forma adequada e coerente as propostas de trabalho para Educação Física.
IDADES
|
CARACTERÍSTICAS
|
PROPOSTAS
|
zero a 02 anos
|
Fase
do engatinhar e andar. Apresentam pouco equilíbrio.
É
o momento das descobertas acerca das pessoas, formas e objetos.
|
Oportunizar
brincadeiras que as façam manipular brinquedos de encaixe, puxar, empurrar,
abrir, fechar, reproduzir sons, móbiles coloridos.
|
02 a 04 anos
|
Processo
de descobertas e fase de autoconhecimento.
|
Oportunizar
brincadeiras relacionadas aos cinco sentidos. Estimular a fantasia
(faz-de-conta) e a invenção.
|
04 a 06 anos
|
Fase
do egocentrismo.
Pré-escolar:
começa a dar importância aos números, letras, formação de palavras e seus
significados.
|
Oportunizar
atividades com argila, barro, massa de modelar e também brincadeiras que
evidenciam diferentes movimentos corpóreos como saltar, subir, descer, etc.
|
06 a 08 anos
|
Nesta
fase a criança tem muita energia física e menor egocentrismo. Apresenta maior
interesse em integra-se com outras crianças.
|
Oportunizar
atividades rítmicas e desafios individuais e coletivos.
|
08 a 10 anos
|
Fase
da competição entre meninas e meninos. Apresentam maior capacidade de
reflexão e memorização.
|
Oportunizar
brincadeiras e jogos com regras/normas/acordos, em equipes e que envolvam
estratégias.
|
10 a 12 anos
|
Fase
de interesse sobre sexualidade e início das diferenças de maturidade (meninas
na pré-puberdade e meninos mais infantis).
|
Oportunizar
brincadeiras e jogos que desenvolvam a expressão corporal, lateralidade e
socialização.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário